Estilo e critérios da banca CESGRANRIO  

O grau de dificuldade da prova discursiva da banca CESGRANRIO não é das piores, mas tem suas particularidades que exige atenção.

Apesar do grau médio de dificuldade, a nota da redação é o diferencial para conseguir uma boa classificação no concurso, pois as notas da prova objetiva geralmente são bem próximas umas das outras, logo não pode subestimar a preparação dessa etapa. 

 Assim, é importante se preparar de forma equivalente tanto para a objetiva quanto para a discursiva a fim de conseguir uma boa classificação e conseguir figurar nas primeiras colocações.

Estilo da banca

Cada banca tem seu perfil e a Cesgranrio não é diferente. Seu perfil lembra o Enem, mas com um nível de correção mais exigente. Geralmente fornecem textos motivadores para dar um norte, mas o foco deve ser no tema central. Segue abaixo um resumo:

  • Interpretação de um tema da atualidade (nacional ou internacional) tendo textos motivadores como um “start” para o raciocínio (nunca copiá-los no corpo do texto);
  • O tipo textual é o dissertativo-argumentativo e concluindo com uma proposta de solução temática;
  • O candidato deve expor seus ponto vista e expressar seu posicionamento com argumentos que sustente a sua tese;
  • Estrutura textual: com 4 a 5 parágrafos construindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

Critérios da banca:

A avaliação da redação ocorre de acordo com os seguintes critérios: 

  1. Adequação ao tema proposto; 
  2. Adequação ao tipo de texto solicitado; 
  3. Emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto); 
  4. Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto; 
  5. Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação). 

Além disso, é atribuído nota ZERO à redação que: 

  1.  Fugir ao tipo de texto em prosa dissertativo-argumentativo; 
  2. Fugir ao tema proposto; 
  3. Apresentar texto sob forma não articulada verbalmente em língua portuguesa (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em forma de verso); 
  4. Assinar e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do(a) candidato(a); 
  5. For escrita a lápis, em parte ou na sua totalidade. 

 A banca, nos seus editais, costuma divulgar estas regras para a elaboração da redação: 

  • Não pode haver cópias dos textos motivadores; 
  • Deverá ser escrita em prosa: não serão aceitos textos escritos em versos (poema), mas tão somente em parágrafos; 
  • Deverá ser escrita em CANETA PRETA: logo, nada de levar caneta azul; 
  • Deverá ser um texto dissertativo-argumentativo: precisa ter a estrutura padrão (introdução, desenvolvimento e conclusão) e a estrutura argumentativa (assunto, tema, tese e tópicos). 

Dicas

Logo, o que a banca avaliará não é o conhecimento acerca do tema de atualidades, mas a capacidade do candidato organizar informações e redigir um texto dissertativo-argumentativo seguindo as regras da norma padrão. No meu instagram @redacao.aprovada compartilho diversas dicas que contribuem para o sucesso do concurseiro para a prova de redação.

 Vale ressaltar que após a atribuição das notas da redação, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.  

Por isso não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara, pois a nota da redação é o que separa os concursados dos despreparados, então se você quiser conhecer mais sobre nosso curso completo de redação para concursos verá também no nosso instagram.

Você vai aprender do zero ou melhorar sua habilidade com um professor experiente em aprovações em certames públicos. Sua performance nas provas discursivas será de alto nível e focado nos critérios das principais bancas de concurso públicos. 

 

 

  

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top