O Concurso Nacional Unificado em 2024, organizado pela banca Cesgranrio, cobrou, no bloco 8, um tema bem extenso, então resolvemos fazer um modelo, o qual atende seus critérios. Essa banca tem algumas particularidades que inclusive já fiz um post aqui no nosso site (veja o estilo da banca Cesgranrio).
O tema que ela cobrou nesse concurso foi:
“Em que medida a educação e o progresso científico e tecnológico podem contribuir para reduzir as desigualdades socioeconômicas e ampliar o desenvolvimento da sociedade Brasileira?”
Segue abaixo o modelo que construímos para embasar os seus estudos.
MODELO PRONTO
A educação de qualidade bem como a área científica e tecnológica são um dos principais motores de desenvolvimento social. O avanço desses setores permite que indivíduos de classes socioeconômicas mais baixas acessem melhores oportunidades de emprego e renda, seja através de novos recursos educacionais pelo Estado, seja por interação com a ciência e tecnologia.
De início, ressalta-se que a expansão do acesso à educação de qualidade através de recursos educacionais a todas as camadas da população gera uma promoção de igualdade e oportunidade. Diante disso, uma das medidas educacionais é o ensino de habilidades digitais, pois contribui para o aprendizado de conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho atual e futuro. Essas habilidades podem aumentar a empregabilidade e a capacidade de competir por melhores oportunidades, reduzindo assim a desigualdade econômica. Além disso, plataformas de ensino à distância e aplicativos educacionais são outras medidas que podem proporcionar uma experiência de aprendizagem personalizada, ajudando alunos, com diferentes níveis de habilidade, a progredir no seu próprio ritmo. Essas providências, que são deveres constitucionais do Estado, podem reduzir a disparidade entre ricos e pobres ao criar uma força de trabalho mais qualificada, o que é essencial para o desenvolvimento econômico e a competitividade global do Brasil.
Além disso, o avanço científico e tecnológico pode aumentar a produtividade em diversos setores da economia, o que gera crescimento econômico e, potencialmente, a criação de empregos mais bem remunerados. Diante disso, é fundamental que haja investimentos em infraestrutura, como acesso à internet de qualidade e dispositivos adequados para todos os alunos. Inclusive espaços educacionais podem conter, por exemplo, kits de robótica e softwares de programação, os quais estimulam a criatividade e o aprendizado prático, preparando os alunos para carreiras em campos tecnológicos emergentes. A partir desse contexto, visando um panorama de interseção entre educação e tecnologia, gera-se uma integração de avanços tecnológicos no currículo escolar para poder preparar melhor os estudantes para as demandas do mercado de trabalho contemporâneo, especialmente em áreas de tecnologia, reduzindo, dessa forma, o desemprego e ampliando o desenvolvimento da sociedade.
Portanto, a tecnologia nas escolas, quando implementada de forma estratégica e equitativa, pode ser um meio eficaz de mitigar desigualdades socioeconômicas, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento mais igualitárias para todos os estudantes. Dessa forma, ao promover a educação de qualidade e fomentar o progresso científico e tecnológico, o Brasil pode criar uma base sólida para o desenvolvimento econômico e social, reduzir as desigualdades e, assim, cumprir os objetivos fundamentais da constituição.
Esse é um exemplo de construção de redação para a banca Cesgranrio, no entanto não se esgota a diversidade de formatos para construir uma excelente redação. Por isso, vamos continuar contribuindo para a preparação do concurseiro para a prova discursiva. Então, segue nosso perfil no instagram @redacao.aprovada e no Youtube @redaçãoaprovada para mais dicas e continua usando nosso site para enriquecer seus argumentos e sua preparação para a prova.