Modelo de Redação 5 – PCDF – Cargo: Agente Administrativo – 2024/CEBRASPE

No concurso da POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL para o CARGO 17: AGENTE ADMINISTRATIVO, organizado pela banca CEBRASPE, foi cobrado um texto dissertativo cujo tema foi:

REGULAÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA INTERNET

A banca exigiu que abordasse os seguintes aspectos, relacionando-os ao tema:

1. propagação de fake news na Internet e seus riscos no contexto da realidade brasileira;

2. interesses de grandes corporações versus interesses dos Estados nacionais;

3. possíveis impactos de um marco legal regulatório das redes sociais.

Segue abaixo o modelo que construímos para embasar os seus estudos em uma prova discursiva da banca CEBRASPE que atende os seus critérios e é digna de uma NOTA MÁXIMA.

MODELO PRONTO

            A propagação de fake news na internet tem se tornado um problema significativo na era digital, trazendo inúmeros riscos para indivíduos, sociedades e até mesmo para sistemas democráticos. Essa disseminação de notícias falsas se dá por plataformas virtuais como Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp que permitem o compartilhamento de informações instantâneas e em grande escala. Além disso, essas mídias sociais priorizam conteúdos que geram engajamento, independentemente de sua precisão, o que amplia o alcance das fake news. Diante desse contexto, a falta de uma regulação no uso da Internet propicia a circulação dessas falsas informações capazes de manipular o entendimento da população, levando as pessoas a tomarem decisões baseadas em notícias falsas, gerando, por exemplo, a rejeição a vacinas ou a adesão a teorias da conspiração, bem como intensificação de polarizações políticas, preconceitos e conflitos entre grupos.

                Diante dessa problemática, o governo brasileiro enfrenta a contraposição entre os interesses dos Estados nacionais e das grandes corporações de tecnologia, pois no intuito de salvaguardar a democracia e a soberania nacional, determinações judiciais estão sendo aplicadas para a moderação dos conteúdos dentro das plataformas, por sua vez essas empresas afrontam o sistema judicial perante seus interesses econômicos. Em virtude dessas divergências, a necessidade de uma regulação no uso da internet se torna urgente, já que os riscos inerentes da desinformação podem impactar fortemente decisões de voto, opinião pública, desconfiança em instituições de governo.

            Visando normatizar a relação social virtual, há um imperativo em criar um marco legal regulatório das redes sociais, portanto tramita um projeto de lei das fake news (PL 2.630/2020), que além de tratar do combate à disseminação de notícias falsas, também propõe regular a atuação das big techs, empresas responsáveis pelas plataformas digitais. Diante desse contexto digital em constante mudança, existe a necessidade de o governo definir os fundamentos, princípios, proibições de uso e sanções relacionadas às redes sociais no Brasil, além de direitos das pessoas afetadas pelo uso dessas ferramentas. Com base nisso, a regulação dessas empresas estabeleceria normas e fundamentos para o respeito aos direitos humanos e aos valores democráticos, evitando que a Internet se torne um ambiente propício à desinformação, à livre circulação de discursos de ódio e até mesmo ao cometimento de crimes.

Esse é um exemplo de construção de redação para a banca CEBRASPE, no entanto não se esgota a diversidade de formatos para construir uma excelente redação. Por isso, vamos continuar contribuindo para a preparação do concurseiro em provas discursivas. Então, segue nosso perfil no instagram @redacao.aprovada e no Youtube @redaçãoaprovada para mais dicas e continua usando nosso site para enriquecer seus argumentos e sua preparação para a prova.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top